Jean Greaves, autor do livro Inteligência Emocional 2.0, enumerou em seu perfil no LinkedIn frases e expressões que devem ser evitadas, pois indicam falta de consciência social.

 

Consciência Social e Inteligência Emocional

Fonte: Revista Exame

 

Mas o que é Consciência Social?

Pessoas com consciência social conseguem observar e reconhecer as emoções de outras pessoas e com isso adotam uma postura mais harmônica ao ambiente, sabendo a hora exata para ouvir, falar, rir de uma piada ou praticar a serenidade. Tal habilidade é importante para todas as pessoas em qualquer ocasião que exige convívio social, quer com membros da família, amigos ou colegas de trabalho.

Profissionais com consciência social possuem maior sensibilidade para perceber o momento certo de pedir um aumento, ou mesmo evitar uma conversa.

Especialmente no mundo corporativo, a consciência social é uma característica cada vez mais valorizada. Em um mundo onde as pessoas parecem não querer mais ouvir e somente expressar suas ideias, a consciência social e inteligência emocional precisam ser trabalhadas.

Travis Bradberry, um dos autores do livro Inteligência Emocional 2.0, escreveu: “Não podemos esperar entender alguém até que voltemos toda a nossa atenção em sua direção”

5 frases que pessoas com inteligência emocional não dizem

Felizmente essa habilidade pode ser trabalhada e aperfeiçoada. Pequenas atitudes já trazem grandes resultados. Uma delas é eliminar do vocabulário algumas expressões que podem ofender os amigos, familiares e colegas de trabalho. Quer saber quais são? Veja neste artigo da Revista Exame: http://exame.abril.com.br/carreira/pessoas-com-inteligencia-emocional-evitam-dizer-estas-5-frases/